Você sabe quais são os problemas de dormir com lente de contato?

Sem dúvidas, as perguntas mais clássicas de quem começa a usar lentes de contato, ou pretende iniciar, são “posso dormir de lentes de contato?” ou “qual o problema de dormir de lente?”.

Sabemos que isso pode acontecer até mesmo por acidente, esquecimento, ou por falta de conhecimento. Por isso, é importante sempre reforçar que a resposta para essa dúvida é simples: não, não é recomendado dormir de lente de contato, a não ser que tenha uma recomendação específica de seu oftalmologista.

Ainda assim, é também de grande valia abordarmos a razão de não ser indicado dormir com lentes de contato, e quais são os malefícios de fazer isso. Por isso, continuando a leitura você descobre o verdadeiros problemas de dormir de lente.

Por que não dormir com lente de contato

Normalmente, dormir com lentes de contato ocorre por esquecimento.

Enquanto você usa as lentes de contato durante o dia, seus olhos piscam e permitem a lubrificação e oxigenação entre a lente e a superfície da córnea. Isso permite o uso saudável do produto, sem ferir os olhos.

Já ao dormir, com os olhos fechados por um longo período, esses processos não ocorrem e deixam a vista ressecada. Com as lentes de contato, a adesão do material com a superfície da córnea aumenta, tornando-se difícil de remover e provocando uma crescente irritação na vista.

Tal irritação surge até mesmo como uma resposta natural de seu organismo, uma vez que identifica a lente de contato como um corpo estranho presente. A reação é uma tentativa de expelir a lente, mas que acaba gerando maiores incômodos, começando por lacrimação excessiva.

Para se ter ideia, o uso prolongado de lente de contato, por si só, não é recomendado. No máximo, especialistas da área da saúde ocular apontam para até 10 horas de uso contínuo. Durante o sono essa condição é intensificada dada ao longo período de olhos fechados.

Quais os problemas de dormir com lentes de contato

Irritação e inflamaçõe
Acordar com vermelhidão nos olhos é comum após dormir com lentes de contato

Podemos elaborar uma lista de problemas causados por dormir de lentes de contato:

  • Ceratite
  • Abrasões
  • Úlcera
  • Conjuntivite

Ceratite

Essa inflamação pode ocorrer por diversas razões, mas as principais incidências são decorrentes do uso das lentes de contato durante o sono. A ceratite se apresenta através de vermelhidão, lacrimação, visão turva, desconforto com claridade e dor nos olhos.

Além disso, a ceratite prejudica o sistema imunológico, permitindo infecções por bactérias ou fungos se alojem na vista durante a inflamação. Nestes casos, o quadro se agrava e desenvolve complicações que exigem tratamentos mais intensos. Sem o urgente cuidado, uma infecção ocular pode resultar em uma perfuração da córnea e consequente danos na capacidade visual.

Abrasões

A superfície da córnea é muito sensível, e corpos aplicados sobre ela podem causas pequenos arranhões com o decorrer do lente. Isso vale, inclusive, para as lentes de contato. Esses arranhões são chamados, clinicamente, de abrasões, e podem desencadear um quadro que exige tratamento emergencial para não resultar em maiores consequências.

Como as lentes de contato durante o sono reduzem a lubrificação da córnea, ela se torna ainda mais sensível e propensa a se lesionar. Em um caso recorrente de abrasões, a tendência é observar uma vermelhidão excessiva, com lacrimação, vista embaçada e dor. Nestes casos, ainda é possível tratar dentro de poucos dias, necessário para não agravar em uma situação pior.

Úlcera

As feridas provocadas na superfície ocular são também consequências do uso das lentes de contato enquanto dorme. Essas úlceras são de grave risco para a integridade da visão, podendo ir desde danos superficiais até perfurações no tecido do olho.

Os tratamentos para a úlcera são de quadro urgente, e podem exigir inclusive uma intervenção cirúrgica, dependendo do estado das lesões.

Conjuntivite

Como consequência da presença de um corpo estranho na vista, com resquícios de outros produtos -aqueles utilizados para higienizar a lente, a ação do organismo é tentar expelir a lente através de uma reação alérgica, conhecida como conjuntivite.

Nestes casos, não se trata de uma conjuntivite contagiosa, mas ainda assim, que exige um tratamento para evitar incomodações e o desconforto causado na vista.

De toda forma, o conjunto de consequências causadas por dormir com lentes de contato deixa claro que isso deve ser evitado. Por isso, é sempre importante seguir todas as recomendações que seu oftalmologista lhe passou, além daquelas que já demos aqui em nosso blog. Leia nossas demais dicas e conheça as orientações da Biolens para não ter nenhuma dor de cabeça -nem de vista, ao usar suas lentes de contato!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora